Os perigos numa casa
Cuidados e bem estar
Hoje é quase do conhecimento geral que o chocolate e as uvas são alimentos perigosos e até fatais para os cães. Mas já pensou que podem existir em sua casa outros alimentos e/ou objetos que podem ser perigosos para amigo de 4 patas?
Elaborámos uma lista de alimentos, objetos, substâncias e plantas potencialmente perigosas para o seu animal:
NA COZINHA
Chocolate: O chocolate é considerado um alimento proibido para os cães por culpa da teobromina, um estimulante que interrompe os processos metabólicos do seu cão. Por esta razão e ao contrário do que sucede para os humanos, quanto mais escuro o chocolate mais perigoso é para os animais. Dependendo da quantidade ingerida, o cão pode apresentar os seguintes sintomas: vómitos e diarreia, respiração ofegante, sede e micção excessivas, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores, convulsões e até morte.
Alimentos sem açúcar: o xilitol, um adoçante químico encontrado em alimentos sem açúcar, como pastilhas elásticas, ketchup, pasta de dentes, manteiga de amendoim sem açúcar, é bastante tóxico para os cães podendo causar sintomas como vómitos, letargia, perda de coordenação, convulsões e até coma.
Uvas / uvas passas: este fruto pode causar insuficiência renal nos cães.
Outros “alimentos para pessoas”: alho, cebola (podem causar perturbações gastrointestinais), macadâmia, nozes, álcool (pode causar vómitos, diarreia, diminuição da coordenação, coma e até a morte), cafeína, abacate (o caroço, a casca e as folhas contêm uma substância chamada persina que pode provocar vómitos e diarreia).
NO WC
Medicamentos: medicamentos como antibióticos, antidepressivos, paracetamol, anti-histamínicos, medicamentos antigripais e até vitaminas são potencialmente perigosos para os cães. Os sinais mais comuns após ingestão são vómitos e diarreia.
Água da sanita: pode parecer inofensivo, mas beber água da sanita pode colocar provocar perturbações gastrointestinais relacionadas com as bactérias.
Vaselina: pode causar diarreia e potencialmente vómitos.
Sabonete em barra e sabonete líquido: a maioria dos produtos de higiene contêm detergentes, que podem causar irritação gastrointestinal (incluindo vómitos e diarreia) se consumidos.
NA GARAGEM
Tintas e vernizes: Não importa se são à base de óleo ou à base de água, qualquer tinta é tóxica para o seu cão.
Rodenticidas: Os venenos para roedores podem ser altamente tóxicos para o seu amigo de 4 patas. Antes de colocar qualquer veneno para roedores, considere alternativas mais seguras.
Inseticidas: assim como os rodenticidas, os inseticidas também podem ser tóxicos para os cães. Certifique-se de seguir as instruções no rótulo e só use inseticidas sem os animais por perto.
NO JARDIM
Fertilizante: produtos de jardim, como fertilizantes podem conter inseticidas, portanto, mantenha-os bem fechados e fora da vista dos seus animais. Se usar fertilizantes no seu terreno, coloque os seus cães/ animais fora por alguns dias (de acordo com o rótulo) até ser seguro eles poderem voltar a percorrer a área tratada.
Plantas: Plantas e flores de interior e exterior podem ser perigosas para o seu cão. A maioria das plantas tóxicas para cães causa maiores danos quando o animal as ingere ou simplesmente as mastiga. Mas há casos nos quais apenas o contato com a planta pode causar problemas. Dentre as plantas tóxicas para cães, as mais comuns estão: antúrios, samambaia, espada de são Jorge, hibisco, arruda, arnica, lírio da paz, etc.
Quando falamos de controlo de pragas, consulte uma empresa especialista (e possivelmente o seu veterinário) antes de pulverizar qualquer área da sua casa. Mantenha os produtos tóxicos em locais onde os animais não tenham acesso. No caso de plantas, antes de comprar faça uma pesquisa para perceber a toxicidade da planta que pretende.
Se por alguma razão suspeita que seu animal de estimação ingeriu algo tóxico, entre de imediato em contacto com seu veterinário.
Leia Também
Como manter o seu cão mentalmente saudável?
Os cães são animais que nos trazem alegria, companhia, um amor incondicional e uma amizade para a vida. São seres emocionais e à semelhança dos humanos...
LER MAIS