Plano de vacinação

Guia do cachorro

Existem vários planos de vacinação que dependem principalmente do médico veterinário responsável pelo seu animal, que terá em conta o seu estilo de vida, idade e risco de infeção a determinadas doenças.

Quando os cachorros nascem, dependem completamente dos anticorpos fornecidos no leite materno. Estes irão protegê-los contra micro-organismos prejudiciais. No entanto, essa proteção desaparece com o tempo, o que significa que o cachorro fica vulnerável a doenças infeciosas. As vacinas certas na idade certa ajudam a evitar que o seu cachorro desenvolva qualquer uma destas doenças ou infeções. Elas têm um papel fundamental na prevenção de doenças contagiosas e potencialmente fatais como é o caso da parvovirose, da esgana, da leptospirose e da hepatite infeciosa canina. Algumas são obrigatórias e outras opcionais. No que toca às vacinas para cachorro, a primeira vacina deverá, regra geral, ser administrada entre as 6 e as 8 semanas de idade. 

Para iniciar a vacinação, começa-se com uma vacina que engloba as primeiras quatro doenças - Parvovirose; Esgana; Leptospirose e Hepatite e faz-se o reforço três semanas depois. Até esta altura, deverá evitar trazer o cachorrinho à rua (a não ser que ande ao colo) e contactar com cães que não estejam vacinados.

A vacina da raiva, obrigatória em Portugal como forma de manter erradicada a doença, pode ser feita mais tarde, quando o animal tiver cerca de seis meses.

A partir daqui, o seu cão deverá ser vacinado todos os anos.

Pode ainda ponderar a administração das chamadas vacinas “opcionais” em função do tipo de vida que o seu cão vai ter: Babesiose; Doença de Lyme; Tosse do Canil e Leishmaniose.

A Babesiose e a Doença de Lyme são doenças provocadas por vectores transmitidos pelas carraças (chamadas vulgarmente de “Febre da Carraça”). Aconselha-se no caso de animais que se encontrem ou passeiem em zonas de muito mato.

A Tosse do Canil, embora sendo uma doença pouco grave e facilmente curável, é altamente contagiosa, pelo que deve ser considerada para cães que vivam juntamente com outros, que frequentem hoteis caninos e/ou exposições de cães.

A Leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito flebótomo; é uma doença grave e não tem cura. Até há poucos anos não havia vacina para a mesma, mas hoje já é possível fazê-la, caso pretenda. Deverá considerá-la como um recurso importante especialmente se o seu cão dormir no exterior.

LISTA DE VACINAS EXISTENTES:

VACINA POLIVALENTE OU VACINAS MÚLTIPLAS

As vacinas polivalentes ou vacinas múltiplas, como o próprio nome sugere, são vacinas que conferem proteção simultânea para mais do que um agente infecioso, chegando nalguns casos a incluir 8-10 antigénios distintos (conhecidas como vacinas v8 e vacinas v10). Embora as vacinas múltiplas não sejam vacinas de administração obrigatória, estão entre as vacinas para cães de maior importância, cuja administração é extremamente aconselhada por prevenir o desenvolvimento de doenças potencialmente fatais como é o caso da tão conhecida parvovirose canina.

VACINA DA RAIVA
A vacina da raiva ou vacina antirrábica é a única vacina de administração obrigatória em cães em Portugal. Importa salientar que a vacina só é reconhecida como válida perante as autoridades se aquando da sua administração o animal tiver microchip devidamente registado no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia).Tal como previamente mencionado, a vacina da raiva ou vacina antirrábica é uma vacina de estrema importância e cuja administração é obrigatória em cães em Portugal. Atualmente, existem diferentes vacinas antirrábicas disponíveis, conferindo imunidade contra o vírus da raiva, nalguns casos, até 3 anos. Alguns municípios têm iniciativas de vacinação para cães gratuita contra o vírus da raiva.

VACINA PARA A LEISHMANIOSE
Em Portugal existem duas vacinas para a leishmaniose canina, a Canileish® e a Letifend®, ambas com uma eficácia que ronda os 70%. Importa salientar que as vacinas para a leishmaniose não previnem a infeção, mas sim a progressão da doença. O uso combinado de repelente eficazes, como é o caso da coleira Scalibor®, é assim essencial para uma correta prevenção da infeção.

VACINA PARA A TOSSE DO CANIL
A vacina para a tosse do canil é uma das vacinas para cães mais procuradas pelos tutores na época do verão, uma vez que é requerida pela maioria dos hotéis caninos. A vacinas para a tosse do canil, como é o caso da Nobivac KC® e da Eurican PNEUMO®, são vacinas que conferem proteção para dois dos principais agentes infeciosos responsáveis por esta doença, a bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza do tipo 2.

VACINA PARA A FEBRE DA CARRAÇA
Existem vários agentes responsáveis pela febre da carraça, incluindo bactérias e protozoários. A vacina para a febre da carraça é uma vacina que confere proteção exclusivamente contra o parasita da espécie Babesia canis. A sua administração é recomendada apenas em animais onde o risco de infeção seja elevado, tais como os cães de caça e os cães pastores.

VACINA PARA A GIARDIA
A vacina para Giardia não está disponível em Portugal. Trata-se de uma vacina que demonstrou diminuir a excreção de formas infetantes, assim como diminuir os sinias clinicos associados à giardiose, como é o caso da diarreia. No entanto, a sua eficácia tem sido altamente questionada.

Leia Também

TER UM ANIMAL ou NÃO TER?

Hoje ter um animal de estimação é receber em grandes doses os mais variados benefícios. Cães são vistos como verdadeiros promotores de felicidade, conceituados...

LER MAIS
Como preparar a chegada do novo membro da família?

A primeira semana com um novo membro da família é com certeza excitante, mas também pode ser assustadora. A mudança para uma nova casa pode criar stress...

LER MAIS
A escolha de um cão

Nem sempre escolhemos ou queremos/ podemos escolher o cão ideal para ser o nosso membro da família. Um cão pode ser oferecido ou adotado, onde a maioria...

LER MAIS
Como apresentar um novo cão às crianças?

Cães e crianças podem ser ótimos companheiros, verdadeiros amigos e as crianças podem aprender muito sobre responsabilidade cuidando do cão da família. Existem outros...

LER MAIS
A chegada do novo membro a casa

Chegou o dia de receber o novo membro da família. É um dia importante e a primeira impressão do seu cão sobre a nova casa é essencial...

LER MAIS