Como apresentar um novo cão às crianças?
Guia do cachorro
Cães e crianças podem ser ótimos companheiros, verdadeiros amigos e as crianças podem aprender muito sobre responsabilidade cuidando do cão da família. Existem outros benefícios nesta relação além do conceito de responsabilidade, como o desenvolvimento de empatia e inteligência emocional, atividade física, redução de stress e ansiedade, etc. No entanto também conhecemos casos de mordidas de cães e grande parte das vítimas são as crianças, por isso a importância de fazer uma abordagem com segurança quando trazemos um cão para a nossa família.
Porque é que os cães podem magoar as crianças?
As crianças mexem-se e movem-se muito mais rapidamente e nem sempre têm consciência do seu espaço, podendo pisar ou tropeçar no cão que reage instintivamente, fugindo, arranhando ou até mordendo. Algumas crianças também não entendem que um cão não é um brinquedo, e por isso puxam o pelo, orelhas, batem e isso poderá assustar o animal que reage, e uma das reações pode ser uma mordida.
Como posso tornar a relação criança/ cão segura e prazerosa?
Primeiro e mais importante, nunca deixe uma criança sozinha com um cão, especialmente bebés e crianças pequenas. Supervisione sempre as interações entre eles. A maioria dos incidentes ocorrem quando a criança está sozinha com o cão.
- Apresente o novo membro da família às crianças, quando ele estiver mais ambientado e tranquilo.
- Ensine a criança a fazer festas ao cão, de uma forma carinhosa e respeitando-o (por exemplo explicando os sítios onde o cão mais gosta de receber festas).
- Ensine a criança a abordar o cão, a não incomodar quando o cão estiver a dormir ou a comer.
- Promova atividades com o cão e as crianças mais velhas, estimulando-as para ajudarem nos cuidados básicos como dar de comida, mudar a água, escovar o pelo.
- Aprenda a ler a linguagem corporal dos cães para reconhecer os primeiros sinais de desconforto, intervindo de imediato. Por exemplo, se o cão rosnar, este é um sinal de que o cão está desconfortável. Cão com uma postura rígida, tipo estátua, curvado são sinais de o cão pode estar a sentir-se ameaçado. Intervenha de imediato em ambas as situações.
Nota: Se sentir que o seu cão fica agressivo com crianças, procure aconselhamento profissional e não fomente por iniciativa própria a interação entre eles.
Não force um cão a aceitar provocações ou maltrato de qualquer criança. Se um cão estiver desconfortável, ajude-o a encontrar um espaço seguro e tranquilo, longe da interação.
Ajude as crianças a respeitarem os animais, só assim vão conseguir desenvolver uma relação com o cão, em plenitude.
Leia Também
TER UM ANIMAL ou NÃO TER?
Hoje ter um animal de estimação é receber em grandes doses os mais variados benefícios. Cães são vistos como verdadeiros promotores de felicidade, conceituados...
LER MAISComo preparar a chegada do novo membro da família?
A primeira semana com um novo membro da família é com certeza excitante, mas também pode ser assustadora. A mudança para uma nova casa pode criar stress...
LER MAISA escolha de um cão
Nem sempre escolhemos ou queremos/ podemos escolher o cão ideal para ser o nosso membro da família. Um cão pode ser oferecido ou adotado, onde a maioria...
LER MAISA chegada do novo membro a casa
Chegou o dia de receber o novo membro da família. É um dia importante e a primeira impressão do seu cão sobre a nova casa é essencial...
LER MAISPlano de vacinação
Existem vários planos de vacinação que dependem principalmente do médico veterinário responsável pelo seu animal, que terá em conta o seu estilo de vida...
LER MAIS