Os gatos e a água
Treino e comportamento
Os gatos gostam de água? Como dar banho no seu gato?
Sempre ouvimos dizer que a maioria dos gatos não gosta de água. Mas o que há na água que deixa os felinos com tanto medo?
Sinais de que um gato não gosta de água
Conseguimos identificar facilmente quando um gato não gosta de água. Estes podem ficar agressivos, arranhar, morder e “esgatanhar” o que têm pela frente numa tentativa de fuga imediata. Mas também é verdade que nem todos se comportam de forma agressiva, ou tentam fugir. Existem gatos que não fogem, permanecem até imóveis durante o banho comunicando com vocalizos o seu desagrado. Outros gatos podem começar a tremer e hiperventilar, uma forma de mostrar que estão com muito medo. Seja qual for a atitude do seu gato, o importante é estar calmo e passar essa sensação de tranquilidade. Fale com o seu gato com uma voz meiga e reconfortante. Alguns dos sinais mais comuns que indicam que um gato não gosta de água são: rosnar, encolhido, morder, orelhas para trás, hiperventilação, tremer, fugir, etc.
A história
Historicamente, os gatos nunca foram fãs de água. O gato doméstico moderno descende de um ancestral do Médio Oriente, o Near East Wildcat. O Médio Oriente tem poucas fontes de água e raramente vê chuva, então pensa-se que os ancestrais do gato não foram habituados a interagir com a água, e por isso evoluíram em zonas mais áridas e desérticas sem a presença deste elemento. Outros especialistas acham que os gatos não gostam da forma como a água “pesa” e dificulta a manutenção da pelagem. Os gatos são animais muito ágeis e ter uma pelagem “encharcada” pode inibir sua destreza. Assim sendo, grandes extensões de água acabam por não ser familiares para a maioria dos gatos domésticos, e tomar banho pode ser uma experiência assustadora. Outra possível razão para os gatos se oporem ao banho é porque são sensíveis aos produtos químicos da água. Como os cães, os gatos têm um olfato muito forte, e o cloro da água e os produtos químicos do shampoo pode ser muito para ter que lidar. Com isto também não podemos esquecer que há aqueles gatos que não gostam de se molhar simplesmente porque não querem ficar com frio. Um pelo molhado é pesado, desconfortável e demora muito tempo a secar. Além disso, o pelo molhado é muito difícil de ser “alisado” pelo gato durante a sua higiene pessoal.
Brincar com a água
Mas se os gatos não “costumam” gostar de água, porque é que gostam de brincar com ela? Isto pode acontecer porque os gatos têm medo de interações nas quais não tenham controlo. Eles adoram explorar, ouvir diferentes sons, brincar com reflexos e por isso a água em movimento é tão apelativa. Também a preferência por correntes de água doce torna a ingestão mais segura, do que de água parada.
Como dar banho em um gato que não gosta de água?
Independentemente de seu gato gostar de água ou não, ele pode vir a precisar de um banho de vez em quando. Por isso se o seu gato não gostar de água, pode optar por outras soluções:
a) lenços húmidos para gatos são ótimos para limpar a camada superior do pelo de um gato;
b) shampoo seco para gatos: após pulverizar basta escovar bem o pelo;
c) banho com água: comece com água numa bacia ou encher um pouco a banheira, para não assustar o gato com o chuveiro. Tente apresentá-lo de uma forma gradual e dê biscoitos (treats) e miminhos para ajudar a criar associações positivas. Quanto mais agradável for a experiência, mais fácil será voltar a dar um banho com água.
d) monitorize o comportamento do gato durante as sessões: se o gato estiver tenso, deverá deixá-lo sair da água e repetir noutro dia. Com a evolução poderá notar que o gato ficará mais relaxado e até poderá começar a brincar com a água.
Gatos que gostam de água
Apesar de todos os gatos serem bons nadadores, existem raças de gatos que têm mais probabilidade de gostar de água: Maine coon, Bengal, Abissínio, Turco Van, etc. Esta última raça foi apelidada de “Gato Nadador”. A textura única do seu pelo torna-os impermeáveis, permitindo que disfrutem da natação ou atividades na água.