Dicas para começar a treinar o seu cachorro

Treino e Comportamento

1. Escolha o nome do seu cão com sabedoria

Escolher o nome para o cão é uma das fases divertidas quando preparamos a chegada do novo membro da família, mas sabia que existem nomes mais fáceis para treinar que outros? Um nome curto com consoantes fortes, como o “C”, “D”, “T” e até o “R”, e vogais abertas como o “A” ou o “I” são mais facilmente apreendidas pelos cães. Se o cão já tiver nome, saiba que é possível mudar sendo consistente com o novo nome.

2. Crie um espaço só para o cão

Os cães precisam de seu próprio espaço, não só para os momentos de descanso e para dormir, mas também pode ser uma ferramenta valiosa para o treino. Certifique-se de recompensar seu cão se ele permanecer relaxado e quieto no seu espaço.

3. Seja consistente e recompense

Consistência é fundamental para qualquer tipo de treino de obediência. Sempre que o cão tiver um comportamento desejável (mesmo que não seja durante uma sessão de treino), recompense-o com entusiasmo, fazendo-lhe elogios ou dando-lhe um biscoito/ croquete. A isto chamamos de reforço positivo, por isso não recompense comportamento indesejáveis porque irá confundir o cão.

4. Redirecione o comportamento indesejado

Quando o seu cão fizer algo indesejado não espere para fazer a correção, uma vez que eles não vão associar a “advertência” com a ação passada. Nesse sentido e caso consiga presenciar o comportamento, chame a sua atenção com um “não” ou outra palavra usada para estes momentos e redirecione para outro local/brincadeira. Uma das soluções para quando estão, por exemplo, a roer um sapato ou outro objeto, é usar a palavra “não” e trocar o objeto por um brinquedo dele ou osso para roer.

5. Desencoraje o “pular” para cima das pessoas

Alguns cães adoram pular para cumprimentar as pessoas. Quando o seu cão pular para o cumprimentar, não o repreenda. Nesta situação a melhor opção será ignorar o comportamento, até ele parar. Depois aproveite quando ele estiver calmo para fazer reforço positivo.

6. Termine as sessões de treino com uma nota positiva

O seu cão esforçou-se durante o treino e por isso aproveite no fim para elogiar, dar-lhe uma guloseima, carinhos ou até brincadeiras. Isso vai ajudar a criar uma associação positiva e deixá-lo entusiasmado para o próximo treino.

Nota: estas dicas não constituem um plano de treino que deverá ser adaptado ao animal. Para aconselhamento técnico consulte um profissional da área aqui no nosso site.

Leia Também

Como treinar o cachorro a fazer as necessidades fora de casa?

O treino de um cachorro para deixar de fazer as necessidades dentro de casa/ ou começar a fazer no sítio destinado pelo tutor, envolve consistência, reforço...

LER MAIS